Em 2019, Walter Longo, especialista em inovação digital e transformação, muito conhecido no mercado publicitário, lançou o livro: “O fim da Idade Média e o Início da Idade Mídia”, onde apresenta ao leitor os impactos da era digital, principalmente nas relações humanas e, como os algoritmos, através de sistemas e análises, conseguem evidenciar o humano como indivíduo e não como massas ou grupos. Segundo o autor, somos, cada vez mais, audiência e criadores de um conteúdo exclusivo, analisados por meio de uma óptica mais sensível aos nossos gostos, ideais e estilo de vida, evidenciados pelos tão poderosos algoritmos. Isso explica, um pouco, o motivo pelo qual uma das redes sociais mais poderosas do momento, o Instagram, recentemente atualizou seus algoritmos, mais uma vez.
Falamos recentemente sobre este assunto. Leia clicando aqui.
Entre as mudanças, temos:
- A volta da ordem cronológica
- Opção de escolha do Feed: Home, Favorito e Seguindo;
- Função “Remix”, para sincronizar música e vídeo;
- Controle parental.
Com essas mudanças, o Instagram passa a dar mais atenção para os vídeos que são postados – levando em consideração a disputa entre Instagram e Tik Tok -, fazendo com que ele valorize mais os conteúdos neste formato.
Entender como os algoritmos se movimentam, pesquisar sobre o interesse das diferentes audiências e promover um conteúdo próximo aos interesses dos seus seguidores, são os pontos importantíssimos para quem quer ter um perfil vencedor.
Agora, cabe a nós absorver essas atualizações, compreendê-las e definir quais as melhores estratégias para usá-las.
E aí, o que achou dessas atualizações? Deixe sua opinião!