Até o ano de 2016, o feed do Instagram funcionava por ordem. Desde então, algoritmos de relevância, assim como em outras redes sociais, passaram a decidir a ordem dos conteúdos que aparecem em sua tela, baseado nas suas preferências como usuário. Por fim, em 2017 o Instagram passou a recomendar conteúdos de páginas que você não segue, deixando a plataforma como conhecemos hoje. Mudanças e mais mudanças…
Antes do algoritmo entrar em ação no Instagram, os usuários perdiam cerca de 70% dos conteúdos relevantes. Então, será mesmo que voltar a essa classificação vai ser bom?
- O algoritmo “filtra” o seguidor que provavelmente tenha mais interesse naquele conteúdo. Além disso, mostra muito conteúdo interessante de contas que o usuário ainda não segue, permitindo uma possível maior entrega.
- Vai voltar a ser importante ter um melhor horário para postar, isso é um fato. Afinal, se o seu seguidor abrir o Instagram agora, ele verá posts que foram feitos agora. Atualmente um post pode rodar por até sete dias nos feeds, valorizando o trabalho dos social media.
- Naturalmente, a vida útil do conteúdo será menor. Por isso, será indispensável deixar de fazer mais do mesmo.
- Consequentemente, o alcance do conteúdo pode cair com o feed por ordem cronológica. Vale considerar essa variável.
- Será normal todos perderem seguidores. Quando começarem a surgir postagens de contas que você não lembrava mais que seguia, ou que o conteúdo já não faz mais sentido, a ação será dar unfollow.
Podemos perceber, então, que essa possível atualização tem pontos positivos e negativos. Para o gestor de mídias sociais, é indispensável ter uma visão analítica e mercadológica para entender como a atuação precisa de adaptações a cada atualização. Afinal, tudo sempre parte do comportamento do usuário.
E você, o que acha dessa mudança?