Um dia você estava terminando a fase de algum jogo, e alguém te falou: “Levante e vá cuidar da vida, isso não te levará a lugar nenhum!” Se já ouviu isso, mostre esse texto a essa pessoa.
Atualmente, o mercado de games é um dos mais aquecidos e em plena expansão. Em 2021, no Brasil, o segmento de jogos movimentou o valor de US $2,3 bilhões, colocando o Brasil como o maior mercado da América Latina. Sabe-se também que em 2020, no início do isolamento social, o consumo de game no Brasil aumentou, ajudando a estabelecer o cenário atual.
Quem são esses jogadores?
Por incrível que pareça, possivelmente alguém aí na sua casa, ou até mesmo você, é uma das personas que estabelecem esse fenômeno. Segundo um estudo realizado pela COMSCORE, 73,5% dos jogadores, chamados de receptores, pois não são especialistas e nem vendedores, consomem conteúdos e produtos desse universo, temos também os influenciadores com 22,2% e os vendedores com 21,3%.
Um mundo submerso nos games tem sido cada vez mais palpável, principalmente com a ideia de metaverso. Mas o que trazemos aqui é a possibilidade de que a sua marca possa se beneficiar muito com esse segmento. Grandes empresas como o banco Santander e Ford Motor utilizam o modelo de gamificação para implementar treinamentos para suas equipes, aprimoramento de produtos, entre outros recursos. Fora que grandes influenciadores digitais estão presentes em plataformas apresentando conteúdos vastos e usam de sua criatividade para expandir o conhecimento do público sobre esse setor.
São inúmeras as possibilidades, não apenas usando o modelo como ferramenta, mas sendo uma empresa patrocinadora das grandes feiras e campeonatos que acontecem ao longo dos anos. A CCXP, por exemplo, é um dos maiores eventos de cultura Pop do mundo e acontece no Brasil. Segundo a própria, em 2019, 280 mil pessoas passaram pelo festival, contando com um espaço amplo de 115 mil metros quadrados, o que equivale a 16 campos de futebol do Maracanã.
Os estudos sobre o movimento dos games são vastos e especialistas veem o Brasil como um grande personagem nesse mercado. O mundo está bem atento a essa proposta e grandes monstros como Netflix fazem investimentos grandiosos a fim de participar desse movimento. Seja você um consumidor ou um empresário, os jogos e videogames deixaram de ser uma realidade infantil há muito tempo, fique atento para não ser um n00b nesse mercado.