As a Service é um novo modelo de negócio que oferece solução, software, dispositivos, infraestrutura ou plataforma, como serviço. Simples assim? Talvez, no conceito. Na prática é algo bem mais poderoso e vem transformando, não apenas o mercado, mas a cultura do mundo.
Provavelmente você já esteve em uma roda de amigos, ou até mesmo em alguma reunião de negócios, onde a Netflix foi colocada como exemplo por ter substituído as locações de DVDs, dando espaço ao seu catálogo quase que infinito de filmes e séries, certo? Também, com certeza, já notou que em sua casa já não tem aquele estojo que guardava os CDs favoritos, porém, sua playlist no Spotify ou Deezer está sempre atualizada.
Vamos usar um outro exemplo mais robusto: existem estudos como um realizado pelos departamentos de tecnologia das universidades de Michigan e Columbia, nos Estados Unidos, que foi feito após a suspensão dos serviços das empresas Uber e Lyft. A pesquisa consistia em analisar o padrão de comportamento das pessoas em relação ao modo e a frequência das viagens, após a interrupção do uso dos aplicativos em uma cidade norte-americana. Os dados levantados mostraram que, das pessoas estudadas, 45% voltaram a usar seus veículos pessoais e 3% retornaram para o transporte público. Houveram 8,9% daqueles entrevistados que disseram adquirir um carro por conta da interrupção do serviço. Então, podemos concluir que hoje em dia, seja qual for o motivo, a falta desses aplicativos têm um impacto no comportamento dos cidadãos.
Apesar da pesquisa relatar dados referente ao transporte público e particular, o modelo as a service é aplicado de várias maneiras:
- IsaaS – Infraestrutura como serviço;
- PaaS – Plataforma como serviço;
- SaaS – Software como serviço;
- EaaS – Experiência como Serviço;
- GaaS – Game como Serviço.
Houve tempos nos quais o produto era o foco do processo de venda e até um sinal de status social. Hoje as experiências atreladas a bons serviços dominam o dia a dia e ajudam a conduzir o mercado. O celular não é mais um celular. Um tênis não é apenas um tênis. E por aí vai. O futuro do mundo já não está, apenas, nas mãos das “coisas”, mas repousa nas expectativas e experiências que as “coisas” podem proporcionar.
E aí, sente falta do seu CD ou VHS? Deixe sua opinião!