O homem mais rico do mundo adora o Twitter. Elon Musk, nascido na África do Sul, tem impressionantes quase 90 milhões de seguidores na rede social.
A relação do bilionário com a rede social passou por altos e baixos. A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos, por exemplo, chegou a proibi-lo de postar sobre assuntos relacionados à Tesla (sua montadora de veículos) depois que um tuíte fez o preço das ações da companhia despencarem a bagatela de US$ 14 bilhões.
Musk também foi processo por difamação, quando chamou o mergulhador britânico Vern Unsworth – que participou da operação de resgate de 12 meninos presos numa caverna da Tailândia em 2018 – de pedófilo. Mesmo diante dos prejuízos acumulados, ele nunca se afastou da rede social. E agora a comprou por cerca de R$ 200 bilhões.
Ainda que um acordo tenha sido fechado, o Twitter inicialmente respondeu à oferta de Musk de maneira nada amistosa, justificando que uma única pessoa não pode possuir mais de 15% de suas ações.
O bilionário declarou publicamente que queria mais liberdade de expressão e menos moderação no Twitter. Mas agências reguladoras de todo o mundo têm trabalhado para forçar as redes sociais a assumir mais responsabilidade pelo conteúdo, emitindo multas por casos de compartilhamento de material que incite à violência, seja abusivo ou classificado como discurso de ódio, entre outras coisas.
O sul-africano não dá ponto sem nó. Basicamente, o principal modelo de negócios do Twitter é baseado em anúncios – e Musk quer mudar isso. Ele se diz mais interessado em assinaturas pagas, que pode ser difícil de vender em um ambiente onde todas as principais redes sociais são de uso gratuito. Seu império irá aumentar, independentemente de suas escolhas.
O nome se vende. Ele é o homem mais rico do mundo, um empreendedor em série cujos sucessos incluem companhias como SpaceX, PayPal e Tesla. É carismático e não tem filtros (o que pode torná-lo bastante imprevisível). E ainda tem um exército de fãs que o adoram.
A reflexão que fica é: o Twitter será um terreno diferente para seus usuários?
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