Além de sofrer sanções de países devido à invasão da Ucrânia, a Rússia tem registrado um grande êxodo de empresas, o que aprofunda seu isolamento. Com pressão política, as empresas têm imposto fortes restrições ao país para fechar sua economia e retirá-la do mercado financeiro mundial.
Grandes bancos, companhias aéreas e montadoras, entre outros, também cortaram remessas, encerraram alianças e consideraram as ações da Rússia inaceitáveis.
O Google, por exemplo, restringiu temporariamente o acesso ao Google Maps na Ucrânia, como medida de segurança. No último domingo, foi a vez do TikTok encerrar suas atividades. A plataforma, em nota, comunicou que “suspendeu toda a publicação de vídeos em território russo a fim de garantir a segurança de sua equipe e dos usuários”.
Gigantes do entretenimento como Disney, Sony e Warner suspenderam as estreias de seus filmes nos cinemas russos. Netflix, Facebook, Twitter e Microsoft decidiram limitar a divulgação de informações nos meios de comunicação afiliados ao governo de Vladimir Putin.
Entre as tristes táticas de guerra russas, há censura de sites jornalísticos, prisão e multa a quem criticar as forças armadas locais, divulgação de propaganda nas redes sociais e videogames, entre outros. Putin não poupa esforços para controlar o discurso sobre a guerra na Ucrânia e endurecer as medidas para cercear a informação, inclusive espalhando fake news.
A CMLab é a favor da liberdade de expressão irrestrita e presta solidariedade a todos os jornalistas e profissionais da comunicação afetados pela guerra de edição e propaganda russa.