Não se pode falar de branding sem antes explicar do que se trata essa palavra. Branding, que em uma tradução ao pé da letra poderia ser ‘marcando’, nada mais é do que o conjunto de ações relacionadas à sua marca que transmite o DNA da empresa, produto ou instituição.
Muito se engana quem acredita que ‘branding’ é apenas um logotipo ou um slogan. E é por isso que o branding tem mais poder do que se pode imaginar. As áreas internas e as agências de Comunicação e Marketing, como é o caso da CMLab, são verdadeiras guardiãs da essência das empresas.
E, justamente por isso, deveriam ser muito mais valorizadas e ouvidas!
Um bom branding é capaz de levar a marca a patamares inimagináveis (mesmo quando seus produtos ou serviços não são lá essas coisas – que ninguém nos ouça). São inúmeros os exemplos de marcas fortes, com posicionamentos bem consolidados, com elementos bem estabelecidos e com ‘entregas’ medianas.
Mas, o objetivo deste texto é falar sobre o poder positivo do branding. Aquele que transmite, de fato, ‘quem’ a marca é, o que ela entrega e como ela o faz. O branding, quando bem estabelecido, está presente em todas as ações da empresa. Não há um lançamento de produto, uma ação para colaboradores, uma publicação nas redes sociais, um evento ou uma negociação que não esteja totalmente alinhado à estratégia e posicionamento de marca.