Para os brasileiros com acesso à internet, a palavra ‘podcast’ já não é uma expressão desconhecida. Mas, muito se engana quem acha que este tipo de canal de comunicação é novo.
O primeiro podcast brasileiro, chamado Digital Minds, nasceu em 2004.
E, convenhamos, o formato de áudio como fonte de informação nasceu lá no início do século XX, com o surgimento do modelo de rádio que conhecemos hoje. E isso representou uma completa evolução na maneira como as pessoas se comunicavam, derrubando as barreiras da distância.
No Brasil, a chamada ‘Era de Ouro do Rádio’ nos apresentou a grandes nomes que, até hoje, são referência no jornalismo, na comunicação e na música. Citar apenas alguns deles seria injusto, já que a lista é enorme. Mas, nomes que vão de Hebe Camargo a Milton Neves, de Inezita Barroso a Nelson Gonçalves, representam os expoentes deste veículo.
E o brasileiro está acostumado com o áudio. Seja no carro, limpando a casa, na recepção do consultório, na academia, no elevador e até no GPS, o áudio faz parte da vida de todos.
Por esta razão, a ‘Era do Áudio’ está mais viva do que nunca com o crescimento e a popularização dos podcasts. Esta é, além de tudo, uma ferramenta poderosa para a comunicação das empresas com seus mais variados stakeholders.
Podcasts na Comunicação Corporativa
Os podcasts, que podem ter temas e tempos de duração variados, têm a capacidade de transmitir as mensagens sem que o interlocutor precise, necessariamente, ‘parar o que está fazendo’.
Além disso, o áudio e a voz aproximam muito mais o ouvinte de seu mensageiro. Quem não se lembra das mensagens bíblicas na marcante voz de Cid Moreira?
Para a comunicação interna, o podcast tem grande potencial de se tornar um aliado na preservação da cultura da empresa e serve também como canal de comunicação e atualização, além de alternativa para reforço de treinamentos.
Para o mercado e os clientes, o podcast serve de canal de informações, disseminação de conteúdo e, com muito poder, de relacionamento: imagine convidar um cliente importante para ser o ‘entrevistado da semana’ em seu canal no Spotify?
A Era do Áudio está aqui e agora. Sua empresa está de ouvidos abertos?