Não é raro nos depararmos com publicações que apelam ao turista brasileiro que valorize o Brasil e escolha um destino nacional nas próximas férias, em detrimento de uma viagem internacional. O conteúdo às vezes soa quase ofensivo e parece culpar o turista pela baixa popularidade desses destinos e, no fim, eles continuam atravessando céus e mares para desfrutar de experiências e paisagens bem semelhantes às que oferecemos bem aqui.
A verdade é que a maioria dos turistas potenciais sequer sabe da existência desses destinos, ou não faz ideia de como chegar até lá. Não sabe onde pesquisar sobre acomodações, atrações turísticas, estrutura oferecida e acabam sempre preferindo a segurança de um roteiro mais popular. Os turistas que tanto queremos chamar a atenção na realidade nem imaginam que precisam conhecer essas riquezas nacionais.
Na outra ponta o que temos são verdadeiros tesouros naturais totalmente abandonados, investimentos hoteleiros frustrados, descaso do poder público, desemprego, êxodo, comunidades locais que não se desenvolvem. Ao que parece, boa parte do Brasil ainda não entendeu o poder do turismo para alavancar o desenvolvimento socioeconômico e cultural, então como podemos cobrar a conta do turista?
É hora de mudar a estratégia! É preciso nos organizarmos, planejarmos e traçarmos o melhor caminho para colocar definitivamente os nossos destinos desconhecidos na rota do turista brasileiro e estrangeiro. Um movimento regional sinérgico aliado à estratégia correta de comunicação e marketing deverá ser capaz de chamar a atenção não só dos turistas, mas também do poder público para, finalmente, colocamos o Brasil no cenário turístico mundial.