A resposta é simples: a comunicação é um dos pilares primordiais para um Programa de Compliance bem sucedido. E não haveria palavra melhor para refletir a importância desse tema: pilar. Porque, assim como nos prédios, são os pilares que os mantém de pé, estáveis. Um Programa de Compliance sem um plano de comunicação bem elaborado, não se sustenta e corre o risco de virar o “Compliance de gaveta”.
Tão importante quanto o desenvolvimento de políticas claras e coerentes, é dar ciência do seu conteúdo aos públicos internos e externos da organização. Mais do que publicadas, as normas e diretrizes precisam ser divulgadas e frequentemente relembradas. Os valores e propósitos institucionais precisam ser conhecidos e praticados. As políticas e procedimentos precisam sair das gavetas para se transformarem, enfim, na ‘Cultura de Compliance‘, e isso só acontece com muita comunicação bem planejada e executada.
O plano de comunicação e sustentação bem elaborado deve ser o maior aliado na construção dessa Cultura. Um planejamento estratégico com objetivos bem definidos, público-alvo conhecido, linguagem compatível e inovação capaz de surpreender e prender a atenção deve determinar se o seu Programa de Compliance sairá da gaveta ou será apenas mais um normativo que ninguém pratica.