Eu não imaginei, em novembro de 2017, na primeira visita ao Intertraffic, na Cidade do México, que minha relação com este segmento cresceria tanto. Depois de três participações, me preparo para a ida a Shanghai, para o Intertraffic China. Além disso, passei a colaborar oficialmente com o Intertraffic World, com artigos bimestrais sobre o Brasil e as Américas.
Por aqui, começo explicando: por que ir à China? A resposta é simples: apesar de suas mundialmente conhecidas restrições ao acesso a ‘conteúdos ocidentais’ na internet, o país é um dos principais polos de tecnologia do planeta. Além de contar com o Plano Quinquenal, que vai de 2016 a 2030, no qual o governo chinês pretende liderar o mercado global de tecnologia, a China concentra milhares de startups e já conta com mais de 160 unicórnios (aquelas que têm valor de mercado acima de US$ 1 bilhão), ultrapassando, assim, os Estados Unidos.
Com tudo isso, a China é uma gigantesca – literalmente – geradora de inovação e insights para outros países. E é esse o meu principal objetivo: conhecer as maiores novidades globais em tecnologia para o trânsito e entender quais delas poderiam ser aplicadas no Brasil.
A relação entre o Brasil e a China no âmbito da tecnologia para o trânsito tem se estreitado cada vez mais nos últimos anos. Um grande exemplo disso foi a compra da 99 – primeiro unicórnio brasileiro – pela chinesa DiDi Chuxing, em uma operação de US$ 300 milhões, em 2018. A startup brasileira de mobilidade urbana é hoje a principal concorrente da Uber no país, apesar de não existirem números exatos quanto ao tamanho de suas respectivas frotas de condutores cadastrados.
Outro exemplo de relação entre o Brasil e a China no segmento de trânsito e mobilidade é a Chery. A montadora chinesa, que está presente no país desde 2009, tem alguns importantes destaques a serem observados: foi no Brasil que a Chery instalou, em 2011, sua primeira fábrica fora da China com capacidade para produzir veículos inteiros com peças nacionais. Já em 2018, após a fusão com a brasileira Caoa, a empresa alcançou uma marca histórica, ao se tornar a fabricante com maior crescimento no Brasil, tendo um aumento de 131% em suas vendas, na comparação com o ano anterior.
Se olharmos para outros países da Ásia, notaremos que as ligações com o Brasil são enormes. A japonesa NTT Data, uma gigante da tecnologia, é parceira da ProSimulador, empresa do Grupo Tecnowise e responsável pelo maior case mundial de distribuição de simuladores de direção veicular. São mais de 5 mil equipamentos distribuídos nos 27 estados brasileiros. Considerando o tamanho do Brasil, que é o quinto maior país do planeta, essa capilaridade é reconhecida em todo o mundo como um case de sucesso, não apenas do ponto de vista de negócios, mas também de contribuição para uma mudança no trânsito.
Com a alta tecnologia aplicada aos simuladores de direção veicular, todos os brasileiros que estão em processo para obtenção da carteira de motorista têm a oportunidade de treinar, em ambiente seguro, suas reações em situações adversas, que não poderiam ser vivenciadas nas aulas nas ruas. Com 5 anos de projeto, diversos estudos comprovam a eficácia do uso do equipamento e sua contribuição para a diminuição de acidentes e mortes no trânsito.
Voltando à China, o país também é referência em tecnologia quando o assunto é simulador de direção. Um exemplo disso é o Chinese Automotive Technology and Research Centre (CATARC), um instituto de pesquisas que trabalha, desde 1985, no desenvolvimento de soluções. A novidade é o Advanced Vehicle Driving Simulator (aVDS), que tem o objetivo de aprimorar os conhecimentos técnicos, a ergonomia e o comportamento dos motoristas, além de vislumbrar evoluções autônomas.
Diante de tanta sinergia entre o Brasil e a China, as expectativas quanto às novidades e evoluções tecnológicas para o trânsito e a mobilidade seguem em alta.
E, para encerrar, eu não poderia deixar de destacar o movimento Maio Amarelo, uma iniciativa brasileira que se espalhou pelo mundo, chegando, inclusive, à China. Em especial, e por ter tratado de tecnologia ao longo de todo este artigo, quero destacar uma ação do Instituto Mobih, que tem o objetivo de incentivar a reflexão sobre o protagonismo de cada cidadão no trânsito. Para celebrar a campanha deste mês de maio, o instituto criou o primeiro vídeo interativo de conscientização do país, no qual os espectadores são os responsáveis por definirem os possíveis desfechos, em um formato semelhante àquele disseminado pela Netflix.
Para conferir a campanha e participar do vídeo, basta acessar http://institutomobih.com.br/mobilidadeinterativa/.